O metaverso está se mostrando um terreno fértil para pesquisa e experimentação, especialmente para os arquitetos. Este novo reino é atualmente indefinido e reúne muitas narrativas, explorações e oportunidades para arquitetos e designers moldarem um novo tipo de ambiente. Ferramentas como geradores de imagens por Inteligência Artificial estão contribuindo para a compreensão das suas inúmeras possibilidades. Embora eles ainda não façam parte da prática padrão, trazem a promessa de uma mudança na produção da arquitetura. Projetos conceituais como os apresentados a seguir não têm propósito externo mas, ainda assim, são importantes para a consciência das novas tecnologias que provavelmente terão um efeito significativo no futuro de nossa profissão.
A curadoria desta semana apresenta os melhores projetos de arquitetura não construída, destacando criações enviadas pela comunidade ArchDaily que experimentam um novo meio e integram novas tecnologias. De edifícios abstratos criados para serem experimentados por meio da realidade virtual no metaverso a investigações sobre a capacidade dos mecanismos geradores de imagens por IA de desenvolver expressões arquitetônicas inovadoras e até pesquisas em planimetria, os projetos a seguir estão ampliando os limites de como a arquitetura poderá ser na nova era dos desenvolvimentos tecnológicos.
Continue lendo para conhecer 8 projetos criados para o metaverso ou desenhados usando mecanismos de geração de imagem por IA, juntamente com as descrições dos arquitetos.
Meta City Hall
Nesta cidade de um mundo imaginário digital no metaverso podemos nos livrar dos grilhões do mundo físico real e usar o ideal surrealista e futurista oriental para criar um corpo vivo e em crescimento, semelhante a uma árvore, que atenda às necessidades dos residentes digitais. A "Prefeitura de Meta", projetada pelo CAA LAB, liderado pelo arquiteto Sr. Liu Haowei, foi concluída recentemente. O projeto é o primeiro edifício no metaverso do CAA LAB concluído na China e localizado em uma cidade utópica futurística no metaverso – a Meta City. Ele foi criado com o apoio do “Creator City”, um produto do metaverso da gigante tecnológica chinesa Baidu. A equipe do CAA LAB usou os métodos comuns de design digital para expressar uma linguagem arquitetônica romântica e criou esta Meta City Hall chamada de "Árvore da Vida".
NFTs de Resort Exclusivos no Metaverso
Nossos parceiros do Extraverse criaram uma coleção de NFTs de resorts "ultraexclusivos" que existem no metaverso. Cada resort vem com obras de arte inigualáveis e sua própria história de fundo. A equipe CUUB trabalhou na criação visual para a localização da Colony III, Rai Stone Reef e Nyiragongo Crater Lodge. Desenhamos a arquitetura, as paisagens, o ambiente e a linguagem visual para contar a história de cada local. Nossa principal tarefa era criar, por meio de animações e renderizações, um ambiente bem projetado baseado em emoções, sensações e conexões humanas com fantasia e locais oníricos.
Experimentos Midjourney: Fachadas Barrocas de Seda e Pedra
Mohammad Qasim Iqbal
Este projeto explora as qualidades e características das fachadas barrocas. Em colaboração com Midjourney desenvolvi uma série de imagens que conceituam fachadas barrocas de pedra entrelaçadas com o tecido de seda. Este estudo de fachada fundiu a pedra e a seda para costurar uma versão contemporânea da fachada barroca. A fusão cria um desfoque de materiais e encoraja o observador a olhar de perto antes de poder distinguir entre pedra e seda. Somos encorajados a realmente ver a arquitetura e explorá-la em todas as suas partes, ao mesmo tempo em que se absorve o todo. A obra impulsiona o ideal da capacidade do arquiteto de enxergar e não apenas olhar.
Banheiro Super Ficção
Qual é o verdadeiro luxo no metaverso? - Super Fiction Toilet é o primeiro banheiro público no metaverso, enquanto o próprio banheiro é a coisa mais desnecessária do metaverso. Porém, quem compra o banheiro também adquire o direito de construí-lo, fisicamente, no mundo real de cada cidade NFT. A criação transcende a dualidade de ficção e realidade e nos aproxima da "super ficção".
Archi-creature
Objects Design Studio
A próxima coleção é uma pesquisa - imaginativa sobre uma espécie de futuro em que a arquitetura, os edifícios e o mundo - em vez da compreensão física - se baseiam em uma compreensão biológica profunda. A arquitetura e os edifícios, acima de tudo, são produzidos a partir do conhecimento de criaturas vivas ou semivivas, com sua estrutura ou infraestrutura, até mesmo todo o corpo do edifício, moldado dessa forma. Praticamente uma "vida humana" surgirá nos objetos silenciosos que coexistirão como "criaturas habitáveis".
Chaos + Regeneration em Filmes de Arquitetura
Os arquitetos precisam transcender o caos para gerar uma arquitetura incrível. Esta não é uma tarefa fácil, e por isso muitos podem achar a prática da arquitetura esmagadora às vezes. David Mead explora essa ideia em ‘Chaos + Regeneration’ usando imagens geradas com inteligência artificial (IA). Utilizando o Midjourney como uma ferramenta de IA, o filme explora as escolhas que os arquitetos enfrentam ao agir na crise climática e descreve as soluções que qualquer projeto pode escolher.
Uma abordagem experimental para projetar arquitetura com Inteligência Artificial
Karen Al Asmar
Este projeto visa a necessidade de integrar estratégias de pensamento lateral em ferramentas de arquitetura computacional. Ele argumenta que as ferramentas computacionais de hoje, que carecem dessas qualidades específicas, poderiam se beneficiar da incorporação da Inteligência Artificial nos estágios iniciais do processo de projeto arquitetônico como um método para restabelecer as bases para a experimentação em nossas ferramentas e processos. O projeto propõe novas ferramentas orientadas a IA que usam Redes Adversárias Generativas (GANs) como um campo de experimentação. Especificamente, exploram a capacidade de acessar o espaço latente de uma máquina e usar esse espaço e suas propriedades como um ambiente digital para projetar.
FEVER
FEVER é uma representação aérea de um espaço social imaginário no Soho, em Londres, que estreou no London Design Festival. Por mais populosa que Londres seja, pode ser terrivelmente solitária, mas e se pudéssemos conectar as pessoas, dando-lhes algo bonito a partir do qual elas naturalmente se reunissem? A agregação multiprogramática do espaço, juntamente com um fluxo de eventos, reduz o limite entre estranho e amigo, estimulando a interação por meio do design. As pessoas entram como estranhas e saem como algo, como qualquer outra coisa.
COMO SUBMETER UM PROJETO NÃO CONSTRUÍDO
Agradecemos muito a contribuição de nossos leitores e estamos sempre felizes em ver mais projetos desenvolvidos por eles. Se você tiver um projeto não construído para enviar, clique aqui e siga as diretrizes. Nossos curadores revisarão seus arquivos e entrarão em contato caso ele seja selecionado.